quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Tira-teima com a presidente da Apaed Maria das Graças Nunes



 



Mino Pedrosa - O que é a Apaed

Maria das Graça s Nunes - A Apaed é uma associação não governamental, sem fins econômicos, que atende a 213 pessoas com deficiências intelectual e múltiplas, de zero ano á idade adulta, em sua maioria carentes e em condição de vulnerabilidade social. É uma instituição de assistência social, que oferece programas multiprofissionais de saúde e educação, voltados ao estímulo do desenvolvimento humano, melhoria de sua qualidade de vida e promoção da inclusão social.


Mino Pedrosa - Quais as maiores dificuldades que a Associação enfrenta hoje?
Maria das Graça s Nunes - A cultura do preconceito é algo que ainda existe em nossa sociedade; há pessoas que associam deficiência á incapacidade e isso é um grande equívoco. Outro desafio é mostrar que as instituições especializadas possuem um papel de relevância ímpar na construção de uma sociedade efetivamente inclusiva. Considerar as instituições especializadas espaços de segregação e privação de direitos é uma atitude totalmente equivocada e desprovida de fundamento. É necessário entender que a inclusão - especialmente em instituições regulares de ensino- é um processo que deve ser construído, porém com grande responsabilidade, em especial quando falamos de alunos com grandes comprometimentos.

Mino Pedrosa - A APAED recebe  algum auxílio para se manter?
Maria das Graça s Nunes - A Apaed possui convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal - Sedest, e aguarda assinatura do termo de cooperação com a Secretaria de Educação do Distrito Federal. Também possui importante parceria com a Poupex, Sesc, Mesa Brasil e com a comunidade local. Esta última participa dos eventos beneficentes, a exemplo de jantares, rifas, bazares, dentre outros. A diretoria, os conselhos deliberativo e fiscal são compostos por voluntários, eleitos pela comunidade, e realizam uma gestão competente e com transparência.

Mino Pedrosa - A associação recebe ajuda política e/ou financeira de algum parlamentar distrital?

Maria das Graça s Nunes - A Apaed não possui vínculo político partidário, nem recebe fomento de políticos. O que esperamos dos parlamentares é que lutem, dentre outros importantes aspectos, pela garantia da dignidade do segmento da pessoa com deficiência, a exemplo da acessibilidade arquitetônica e atitudinal, saúde, educação, lazer e trabalho. É preciso que as políticas públicas considerem os indivíduos com deficiência como cidadãos de direitos que são. O Brasil é um dos países com a mais vasta legislação nesta área; porém na prática ainda há muito a fazer.


Mino Pedrosa - A instituição recebe recursos financeiros do governo do Distrito Federal?

Maria das Graça s Nunes - A Sedest fornece fomento financeiro, por meio de conveniamento firmado com a Apaed. Trata-se de importante apoio para a garantia da continuidade dos atendimentos oferecidos, de forma gratuita, aos beneficiários dos programas.


Mino Pedrosa – A senhora teme que o GDF não renove o convênio com a Secretaria de Educação do Distrito Federal?

Maria das Graça s Nunes - A Apaed possui, cedidos pela Secretaria de Estado de Educação, professores com grande qualificação no atendimento ás pessoas com deficiências. Trata-se de equipe especializada, que capacita-se de forma continuada e dedica-se com esmero e muito amor ao trabalho que realiza. Como o termo de cooperação entre a Apaed e a Secretaria de Educação ainda não foi assinado, apesar de estar tramitando desde o dia 01 de novembro de 2012, nos preocupa a possibilidade de perder tais profissionais, o que acarretaria grandes prejuízos aos usuários atualmente atendidos na Apaed. Importante ressaltar que a merenda escolar, antes destinada aos usuários por parte da Secretaria de Educação, foi suspensa desde março do presente ano, até que se efetive o termo de cooperação. Apesar disso, a Apaed continua garantindo, por empenho próprio, merenda a todos os seus usuários, apesar das dificuldades que enfrenta. A expectativa é que o termo seja assinado com a maior brevidade possível, uma vez que não há pendências, por parte da Apaed, a serem solucionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário